ERP nada mais é que o famoso sistema de gestão empresarial. Eles vieram para facilitar o dia a dia do administrador, além de aprimorar e controlar processos dentro da empresa. Existem diversos tipos de ERP, desde on line, até o customizado conforme a necessidade da empresa.
Porém é importante frisar que o ERP precisa ser de fácil implantação e utilização. Ser intuitivo e que todos dentro do processo consigam se adaptar a ele.
Conforme a matéria da Endeavor, muitos empreendedores caem no erro de achar que um ERP só é necessário ou recomendado para grandes empresas.
Mas, felizmente, atualmente há sistemas mais simples e de menor custo que, inclusive, podem ser desenvolvidos sob medida para determinado negócio. E pode saber que os custos rapidamente são retornados para seu bolso. Sim, um software de ERP é alto altamente recomendado também para a gestão de PMEs.
Um exemplo desse tipo de sistema é o ContaAzul que hoje já é um dos mais conhecidos sistemas de gestão para Prestadores de Serviços.
Atualmente eles estão inserindo o módulo para Comércio e Frente de Caixa, e além disso, é um sistema que facilita o dia a dia dos contadores, integrando seu sistema aos sistemas contábeis.
Leia mais em Endeavor: https://endeavor.org.br/erp/