Artigos

Porque é importante ter um fluxo de caixa?

O Fluxo de caixa é um instrumento de extrema importância para assegurar o controle financeiro da empresa. Ele permite acompanhar as movimentações financeiras do negócio, além de permitir a gestão de gastos que possibilita a empresa a elaborar um planejamento financeiro e tomar decisões.

Auxilia no gerenciamento de gastos

Através de uma analise precisa do fluxo é possível identificar gastos desnecessários como por exemplo, gastos excessivos com material de escritório, ou com matéria prima.

Assegura seu controle financeiro

Com o Fluxo de caixa você consegue controlar seus custos bem como receitas, permitindo o cumprimento das metas definidas com a área de vendas, e também o cumprimento dos parâmetros financeiros definidos no orçamento.

Garante um Planejamento Financeiro

Por meio do histórico de Fluxo de caixas passados você pode elaborar seu planejamento financeiro, prevendo receitas e saídas conforme os meses anteriores, permitindo assim, se prevenir de impactos adversos, como períodos de quedas nas vendas ou de gastos mais elevados, como por exemplo final e inicio de ano.

Apoia o processo de tomada de decisão

Diante dos dados retirados do Fluxo de caixa é possível tomar decisões diárias, mensais e anuais. Ele permite você simular cenários e assim escolher o melhor caminho para alavancar as finanças do seu negócio.

Baixe agora mesmo o nosso modelo de fluxo de caixa!

Campos marcados com * são obrigatórios

3 thoughts on “Porque é importante ter um fluxo de caixa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *