Artigos

Mulheres: Como ter liberdade financeira!

Na semana em que se comemora o dia internacional das mulheres, nos deparamos com uma triste realidade: mulheres ainda ganham menos que homens.

Em um país em que 40% dos lares são chefiados por mulheres, a arma mais poderosa para lutar contra a desigualdade de gênero é o conhecimento. É preciso mais do que nunca bater na tecla da educação financeira para o pleno controle das finanças pessoais.

Para ter liberdade financeira é importante seguir algumas dicas:

  • Diga não à sociedade de consumo

As mulheres já estão acostumadas com essa frase: “Mulher gosta de gastar!”. Mas isso não é verdade, primeiro porque vivemos em uma sociedade que tem uma cultura consumista, idenpendente de genero. Segundo que mulheres gastam mais pois não pensam apenas nelas, mas sim em um todo (família, casa, trabalho).

O que diferencia as “econômicas”das “gastonas” é que as segundas ainda não tomaram consciência de que tudo a sua volta coopera para que ela seja assim.

Tomar consciencia disso é o primeiro passo para a mudança de pensamento e se tornar uma mulher economica.

Portanto não agir por impulso, é o primeiro passo. Depois vem o planejamento, colocar em um papel suas necessidades e vontades e definir uma escala de prioridade transformará suas finanças.

  • Seja a única responsável pelo seu dinheiro

Seu dinheiro só irá render se você tiver o pleno controle de onde ele está e do que é feito com ele. E isso inclui também saber tudo o que o banco te cobra de taxas, juros, tarifas, etc. Bem como as taxas de  cartões de lojas, juros em caso de pagamento em atraso, entre outras taxas que muitas vezes não nos atentamos.

  • Tenha metas e não desista até conseguir

Planejar significa criar metas, e cumpri-las. A grande maioria das pessoas têm dificuldade em seguir seus planos quando percebem que para alcançar seus objetivos leva-se algum tempo. Mas é importante não desistir. A palavra-chave é Resiliência: propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

  • Tenha o pleno controle de todos os seus gastos

Como falamos, é preciso planejar e para se obter sucesso é preciso controlar. Saber quanto se ganha e quanto se gasta é essencial, para isso é importante criar um fluxo de caixa. Isso mesmo, aquela ferramenta que utilizamos para empresas, pode e deve ser usada pela pessoa física também. Neste blog temos um modelo que poderá te auxiliar a controlar suas finanças.

  • O momento de mudar é agora

Não deixe nada para depois. Se você está lendo esse artigo e quer realmente ter liberdade financeira, faça acontecer agora! Sente, planeje, lembre-se de tirar um tempo no fim do dia para pensar em dinheiro, mas não como algo ruim. Pense como sendo o meio para se conquistar o que você realmente quer! Sua viagem, sua casa, seu carro, sua tranquilidade!

 

Fonte: GuiaInvest.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *