Artigos

Como transformar custos fixos em variaveis

Já falamos anteriormente sobre como reduzir custos na sua empresa, principalmente os custos fixos, que são aqueles que você deve pagar independentemente do volume de produção do seu negócio.

Uma maneira de reduzir esses custos é transformá-los em custos variáveis, ou seja, em custos que só aumentam conforme a produção da empresa.

A saída mais comum é a terceirização da produção ou de serviços. Isso porque existe uma grande dificuldade de quando ocorre quedas na receita, a empresa não consegue cobrir os custos do negócio.

Em contra partida, quando a empresa tem uma aumento considerável na receita o seu lucro diminui visto que o custo variável aumenta, mas no cenário real, sabemos que com aumento de produção surge a necessidade de aumento no quadro de colaboradores, o que aumenta o custo fixo também.

Sendo assim, engessando a empresa com custos fixos, o empreendedor não permite que o negócio se torne escalável. A escalabilidade ocorre pois une-se os fatores de aumento de produção sem aumento de custo e sem perder sua qualidade. E isso só é possível com a terceirização se houver treinamento e monitoramento da qualidade.

Vale ressaltar que não é simples alterar a sua estrutura de custos. Essa mudança deve ser feita de forma planejada, sempre observando as perspectivas estratégicas do negócio e do mercado.

Para tal é importante o acompanhamento de uma consultoria especializada em custos e gestão de pessoas.

Portanto, repense a gestão dos custos da sua empresa e obtenha mais dicas através do nosso e-book gratuito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *