Artigos

Como diminuir sua inadimplência?

Tudo começa com o Setor de Vendas e o conhecimento que ele tem do cliente. É importante conhecer a capacidade do cliente em assumir os pagamentos da venda, e informar isso ao setor financeiro que pode verificar junto aos órgãos protetores de crédito como está a situação do cliente.

Ter um setor empenhando em conceder crédito, entendendo a necessidade de liberação dos clientes e quais os limites possam ser concedidos a cada cliente, é de suma importância para a empresa.

Efetuar somente uma análise de crédito para um cliente que compra com frequência é furada. Quando há necessidade de crédito seguido é necessário efetuar análise de 3 em 3 meses,. Isso se faz necessário para conhecer a saúde financeira deste cliente e não ter surpresas futuras .

Deve haver comunicação entre o setor de vendas, o setor de Crédito e setor de cobrança, para que haja maior flexibilidade e agilidade nos processos dos clientes, pois quanto mais informações, mais fácil delimitar os valores a serem concedidos, com isso é mais fácil ter um Fluxo de Caixa saudável.

Assim que o crédito for concedido, este deverá ter uma certa garantia de recebimento. E quando não houver quitação na data de vencimento, o setor de cobrança deve atuar logo, preferencialmente no dia seguinte ao vencimento, pois os clientes pagam para quem é incisivo na cobrança, e manter sempre o vendedor a par da situação dos clientes com relatórios e informações atualizadas para agilizar os processos de cobrança.

Os relacionamentos com os clientes começam muito antes do crédito receber as informações. E quanto mais se conhecer a saúde financeira de cada cliente, é mais viável para a empresa e seu Fluxo de Caixa.

Sendo assim é de suma importância ter uma equipe de vendas comprometida com o bom funcionamento da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *