Artigos

5 perguntas que todo prestador de serviço deve fazer sobre seu negócio!

Prestador de serviços é “Expert” no que faz, mas quando se fala em administrar seu negócio muitos ficam de cabelo em pé.

Na grande maioria, a falta de conhecimento e tempo é o motivo para tornar essa atividade tão penosa para eles.

Porém é importante sempre buscar conhecimento para gerir seu negócio mesmo quando contamos com profissionais que nos auxiliem nessa função.

Assim apresentamos 5 perguntas importantes que você precisa fazer para sua empresa ter uma gestão financeira eficiente:

Você sabe qual o que é patrimônio?

Patrimônio não são apenas bens imóveis, mas tudo aquilo que a empresa possui. Ou seja, equipamentos, mobília, veículos e a própria marca da empresa. Para obter o valor real da empresa, é necessário o levantamento do valor desses bens, bem como acompanhar as suas oscilações. Muitas pequenas e médias empresas vão acumulando bens e no fim o valor delas é menor do que elas possuem. Também se faz necessário verificar o declínio no valor (depreciação) de bens como computadores e móveis de escritório, pois se faz importante criar uma “poupança” mensal para aquisições futuras, já que esses bens se tornam obsoletos com o tempo.

Você sabe qual o custo do seu serviço?

Muitos empreendedores pecam no calculo dos custos dos seus serviços. Contabilizar os custos não é apenas o que você gasta para realizar aquele trabalho, mas sim colocar na ponta do lápis absolutamente tudo o que sua empresa gasta. Aluguel, combustível, alimentação, o seu custo como profissional e até mesmo as tarifas bancárias devem ser consideradas na hora de levantar os custos da prestação do seu serviço.

Você sabe qual é sua margem de lucro bruta?

Este cálculo é feito dividindo-se o total de horas trabalhadas pelo lucro bruto. Se a margem de lucro permanecer consistente ou subir, seu preço está adequado para refletir as mudanças entre o preço pago e o custo do serviço. A possibilidade de identificar uma margem em declínio permite que você ajuste seus preços ou custos.

Você controla as contas a receber e contas á pagar?

É muito importante o controle dos recebimentos e pagamentos da sua empresa. Não saber exatamente quanto se ganha ou se gasta dentro de um negócio pode leva-lo a falência. Para isso é de suma importância ter um fluxo de caixa alimentado diariamente e analisado mês a mês para um controle maior das saídas e entradas.

Você sabe o tempo médio entre o seus recebimentos e pagamentos?

É de suma importância que o empresário monitore o tempo que ele leva para pagar suas obrigações e o tempo que leva para receber de seus clientes. Isso se faz necessário pois, muitos se preocupam em “facilitar” as formas de pagamento aos seus clientes e não verificam que precisam financiar suas operações por vários dias, gerando assim a necessidade de capital de giro externo. Uma dica importante para que isso não ocorra, é criar datas fixas de pagamentos a fornecedores, e de faturamento de vendas.

Controlando esses 5 pontos e o seu fluxo de caixa diariamente fará com que sua empresa cresça saudável. E caso você não esteja seguindo esses passos, não tenha medo de procurar ajuda junto a profissionais e fornecedores de serviços que venham a te auxiliar e esclarecer suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *