Artigos

3 passos para uma gestão de custos eficiente

Muitos empreendedores possuem dificuldade de lidar com a gestão de custos de suas empresas. Porém é possível tornar essa tarefa mais fácil através de pequenas mudanças no processo financeiro do seu negócio:

1. Crie um orçamento mensal

Para identificar quais custos estão impactando mais nas finanças da empresa é necessário a elaboração de um orçamento mensal e posteriormente anual, pois desta maneira será possível distribuir melhor seus recursos financeiros conforme as necessidades de cada setor, além de criar limite de gastos para cada custo.

2. Faça controle dos gastos

Depois de aprovado o orçamento, é importante criar um mecanismo de controle dos gastos. Para isso é essencial ter um fluxo de caixa diário, onde você consegue comparar o previsto (orçamento) do realizado e controlar se os limites delimitados estão sendo cumpridos.

3. Tenha disciplina e organização

Por fim e tão importante quanto os demais passos é a disciplina em tornar esse processo rotina e ser organizado em seus processos financeiros. Desta maneira a gestão de custos se torna eficiente e trará o beneficio que você almeja que é gastar menos e lucrar mais.

A gestão de custos é uma atividade estratégica para qualquer empresa e tem importância decisiva para torná-la rentável e produtiva.

Você também pode encontrar mais dicas para redução de custos através do nosso e-book acessando o link:

E-book 7 passos para Redução de Custos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *